Daniel Figueiredo à frente do Up-Rights

A empresa brasileira é pioneira no conceito Rights Management no Brasil.

Revista ON – 23/08/2012, 14h19 – Atualizado em 16/12/2012, 01h26

Num cenário de elevado crescimento e destaque da cultura brasileira, inclusive internacionalmente, Daniel Figueiredo, empresário e produtor musical criou a UP-RIGHTS, sob a iniciativa de atuar no mercado das artes e da cultura, com o objetivo central de potencializar o ganho dos artistas com direitos autorais. A empresa tornou-se a solução para compositores, intérpretes, atores, diretores e artistas em geral, de modo que eles possam se dedicar com tranquilidade ao seu ofício: a arte.

A frase bem conhecida e falada por muitos “na natureza, nada se cria, tudo se copia” dá margem ao que vem acontecendo atualmente. Em geral, não há um real entendimento da importância de respeitar o criador e sua criação, seja ela uma música, um texto, um quadro ou uma escultura. Infelizmente, com a era digital a propagação e a cópia não autorizadas das obras artísticas tornaram-se uma prática comum, comprometendo seu valor cultural.

Com sua experiência de mais de 20 anos no mercado cultural, o sócio e idealizador da empresa, Daniel Figueiredo conhece bem “os caminhos” quando o tema é direito autoral. A

UP-RIGHTS tem o objetivo de orientar e prestar serviços a compositores e intérpretes que enfrentaram problemas por toda vida com o assunto. Muitos deles chegam a UP-RIGHTS já desacreditados na existência desses direitos, e a função da empresa tem sido demonstrar que com um trabalho correto e minucioso, pode-se alcançar uma remuneração justa pelo uso das suas obras e fonogramas.

A UP-RIGHTS trabalha em parceria com as associações nacionais que compõem o ECAD (ABRAMUS, UBC, ASSIM, SOCIMPRO, entre outras) e com as Associações internacionais, tais como SGAE, GDA, ASCAP e BMI entre tantas outras ao redor do mundo.

“A partir de um acompanhamento “cirúrgico” do uso das obras dos clientes e de seu cadastramento, mapeamos sua utilização, possibilitando um aumento significativo na arrecadação dos direitos autorais, além de criar o histórico de intervenções e a liberação de créditos retidos”; atesta Daniel Figueiredo.

Por meio de contatos estreitos com gravadoras, editoras e distribuidoras de conteúdo digital, a empresa tem o objetivo de manter toda a organização necessária para o correto pagamento de seus artistas.

A UP-RIGHTS atua também com ampla legalização de obras para uso em publicações, álbuns, DVDs, clipes e filmes. E o melhor, propõe aos clientes um modelo de negócio em que não mais precisem ceder os seus direitos.

Os artistas de todo Brasil podem contar com um serviço de qualidade no que tange administração de seus direitos por seu talento, a arte de criar!